quinta-feira, 4 de junho de 2009

Quarto sem berço

Uma amiga tinha me falado sobre o " quarto sem berço ", achei interessante e pedi que ela me mandasse a foto do quarto para eu ver como era. Adorei a idéia e acho que vou aderir quando tirar a Maria do berço. Na verdade, ela não quer mais saber do berço, quer ficar dormindo comigo na cama, quando percebe que está no berço faz um escândalo. E quando a deito em qualquer outro lugar, ela dorme que é uma beleza.

A percurssora do assunto:

Maria Montessori foi uma médica italiana que mudou todo o enfoque da educação das crianças, baseando-se na liberdade (vigiada) em que as crianças são submetidas a estímulos pré-determinados em que elas mesmas exploram o ambiente.
Ela via o berço como uma "jaula" em que a criança ficava presa ao acordar, até que algum adulto viesse retirá-la.
Sugere-se, então, um quarto que seja prazeroso para o bebê, que estimule os seus sentidos e disso faz parte que ele possa dormir em um lugar de onde possa sair sozinho, engatinhando, por exemplo, acordar e explorar esse lugar.

Claro que algumas medidas tem que ser tomadas antes de aderir o novo quarto. A limpeza tem que ser diária, o chão pode ser de EVA ou Vinil, as tomadas, gavetas e portas com travas e é legal baixar todos os móveis, deixar tudo na altura dele para que ele possa, assim que acordar, levantar e brincar.

Fica a dica.






4 comentários:

fafi prado disse...

karina!!!! mundo pequeno! trabalhamos juntas num comercial ano passado e ói nóis encontrando outra vez na vida (via cinematerna). a maria é uma linda! parabéns! e a propósito tb estou amando essa idéia de quartinho no chão.
grande bj p vcs.

Paloma Varón disse...

muito legal. depois que tirei o berço, o quarto da minha filha ficou assim (embora ela tenha uma caminha). mas o que achei mais legal foi quer ela tem um dragão igualzinho ao da primeira foto. vc sabe de onde é esta foto? eu achei que nosso dragão era único, ahahaha!

Anônimo disse...

eu estudei em escola montessoriana muuuuuitos anos da minha vida...é demais

Josi disse...

Oi Paloma, o dragão é muito parecido com o da loja IKEA.

Vi outras foto do mesmo quarto, e tem uma mesa verde da IKEA.

Aqui na Alemanha nós temos essa loja. Em outros países tbm.

Josi